top of page
Pilha de revistas

Blog

Astrologia e os quatro elementos

  • Foto do escritor: Márcia Figueiredo
    Márcia Figueiredo
  • 22 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura





ree

Ao nascermos trazemos um padrão de energia predominante que nos torna único. Os quatro elementos da natureza indispensáveis à vida humana manifestam-se no planeta Terra e em nosso interior..

O mapa natal nos revela a existência dessa energia.


O fogo, a terra, a água e o ar se manifestam harmoniosamente em nosso planeta.


O fogo : Intuir, vibrar

A terra: Sensação, objetividade

O ar: Pensamento, criatividade

A água: Sentimento, intuição


Um ser em harmonia atua no mundo com os quatro princípios ajustados dentro de si.

Normalmente, temos dois elementos mais desenvolvidos e dois a assimilar


Os padrões fogo-ar como princípios ativos, yang, masculinos, dinamizam o nosso interior com uma energia irradiante, excitável, entusiástica, colorida.


No fogo vemos a alegria e a força da vida, e no ar inspiramos o sopro divino da encarnação. Temos, portanto, no padrão fogo-ar a dinâmica da vida.


Os padrões terra-água são princípios passivos, yin, femininos, receptivos e refletem nossa natureza maternal e são o sustentáculo da vida, realizando a encarnação através do desafio e das obrigações e deveres do mundo, dos deveres para com a nossa terra (corpo físico).


A água é veículo das emoções, traz fluidez à existência através da sensibilidade e do sentir profundo e pulsante e as emoções internas e externas, trazendo amor e aceitação por toda a criação.


O fogo nos fala de uma energia viva, animada e entusiástica que com sua luz colore o mundo.


Áries, Leão e Sagitário são os três signos que tem como missão expandir esse elemento para si e para todo o planeta.


Desequilíbrio do Fogo:

Excesso do elemento Fogo pode se traduzir numa ansiedade extrema, gerando dessa forma vários desequilíbrios orgânicos.

A falta do elemento Fogo no mapa pode se traduzir em dificuldade de enfrentar os desafios da vida, acompanhado de estados de desânimo e apatia.

O ar com sua leveza e sutileza nos fala dos padrões de pensamento e do mundo arquetípico das ideias. O ar nos fala de pessoas mentais e criativas e está presente em todas as criações, em todo o planeta.

Gêmeos, Libra e Aquário produzem impressões, ideias e alegram a humanidade com os seus pensamentos.


Desequilíbrio do Elemento Ar:

O excesso do elemento Ar se traduz em estados de euforia mental, com criatividade aguçada, podendo produzir insônia ou congestão mental.

A falta do elemento Ar se traduz em dificuldade de concatenar os pensamentos, que podem ir e voltar repetidamente.


A terra nos fala do ser encarnado consciente dos seus propósitos no mundo, equilibrando e utilizando sua energia mais positiva e dessa forma assumindo suas obrigações e deveres materiais que incluem os cuidados com o corpo físico e com tudo o que for material ao nosso redor que sirva como suporte e abrigue nossa alma.

Touro, Virgem e Capricórnio vêm a terra com esta missão.


Dificuldade do elemento Terra:

Excesso de Terra: Ênfase exagerada em assuntos de ordem prática e do cotidiano, podendo gerar rigidez e dificuldades em ossos e articulações.


Falta de Terra: Dificuldade de assumir e cumprir obrigações no mundo material e de aceitar as limitações terrenas, podendo se perder em assuntos que exijam disciplina.


A água representa a fluidez necessária a todos os seres para vivenciar sua vida com mais harmonia. A água nos fala do sentir, dos reinos da emoção profunda.

A água brota da terra e rega esta mesma terra para que esta não resseque, para que a vida no Planeta continue a existir.

Todo o nosso “oceano interno” se movimenta intensamente como a água e é o reino das nossas emoções, sentimentos, instintos, amor e aceitação pela criação. A água sente, intui, mobiliza-se, concentra-se, flui dentro de nós.

Câncer, Escorpião e Peixes trazem a missão de sensibilizar o mundo através de seu próprio movimento para equilibrar e manifestar suas emoções.


Dificuldade do Elemento Água:

Excesso do elemento Água: Pode se traduzir numa dificuldade de trazer devida proporção ao seu mundo emocional, podendo paralisar diante de situações que exija atuação efetiva. Hipersensibilidade a influências e opiniões alheias.

Carência do Elemento Água: As pessoas que sofrem a carência do elemento água não conseguem por vezes entender e superar o seu estado emocional em desequilíbrio. Necessitam de auxílio externo para entrar em contato com seu interior e assim superar dificuldades.

Nós aqui no planeta Terra, nesse exato momento, precisamos nos harmonizar com todos esses elementos, buscando um contato maior com a natureza, com o outro ser humano, com o nosso interior para nos equilibrarmos, e, dessa forma, manifestarmos a vida!


Márcia Correia Figueiredo

Terapeuta Floral

Astróloga com abordagem psicológica

Radiestesista

Programação Neuro-Linguística

Alimentação Natural

Fitoterapeuta

Comentários


bottom of page